sexta-feira, 17 de agosto de 2012

O grande salto da Educação no Município de Cambuquira



Alcançar a qualidade na educação não é uma tarefa fácil. Requer tempo e ações integradas. E a nota boa não vem de graça: exige investimento. Não há município que tenha conseguido um salto sem seguir essa receita. Os excelentes resultados da educação em Cambuquira são fruto de muito trabalho aliados a valorização e capacitação do professor, na construção e reforma de escolas e creches, na melhoria na merenda escolar, na implantação de Programas Sociais e laboratórios de informática (com acesso a internet), aquisição de novos ônibus, entre outras ações.

“Educação de qualidade se faz com inclusão, permanência e sucesso escolar. É por isso que o bom resultado está evidente”. Comemora o Prefeito Kaka.

Entre as importantes conquistas para o município está a vinda do Instituto Federal do Sul de Minas. O Polo oferece os Cursos de Técnicos em informática, Eventos, Reabilitação de dependentes químicos e Enfermagem. O Instituto trabalha em função das necessidades regionais, capacitando mão-de-obra, prestando serviços, desenvolvendo pesquisa aplicada que atenda as demandas da economia local e Projetos que colaboram para a qualidade de vida da população. Educação de qualidade oferecida gratuitamente para nossos jovens.
                         




Outro Projeto que está atuante na comunidade é o CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, no espaço temos os Cursos de manicure, cabeleireira e pintura de quadros (com recursos do IGD), também realizamos 7 cursos em parceria com o Senai como o de corte e costura, eletricista, refrigeração, pintura de parede e mecânica. No espaço também acontecem constantes eventos como exposições e festas para a comunidade.






Nas escolas Municipais muitas foram às conquistas. Construímos salas, banheiros, reformamos e pintamos quadras esportivas e ampliamos os espaços. E agora todas as escolas têm salas de informática e acesso a internet. Adquirimos também cinco novos ônibus para oferecer mais conforto e segurança as crianças.




Há pouco tempo, a tradicional Escola Dr. Raul Sá passou por uma importante reforma na cozinha e banheiro além de ganhar uma nova sala de aula para atender mais alunos.  E para nosso orgulho, a escola obteve uma nota altíssima comparado com as demais escolas Municipais da região, isso mostra o alto nível da educação de Cambuquira. Hoje, a escola Dr. Raul Sá é considerada uma das melhores da região, isso é orgulho para todos cambuquirenses que amam nossa cidade e que zelam pela educação.






A Prefeitura Municipal também reformou as Escolas Sementinha do Parque São João, Sara Azevedo do Bairro Marimbeiro e o Maternal Georgina Bacha. Foram instalados computadores (com internet) para uso dos alunos, as quadras passaram por reformas e as escolas também foram pintadas e muradas para dar mais segurança e bem estar aos alunos e professores. 








A Escola Municipal do Congonhal, depois de muitos anos sem o devido cuidado, foi reformada e ampliada. Com a reforma da quadra, podemos incentivar ainda mais a prática de esportes no local. Foi criado um grupo mirim de dança e outro grupo adulto de dança e ginástica que melhorou a autoestima da comunidade. A Escola do Congonhal depois da reforma e ampliação foi premiada com o Galo de Ouro do Jornal Regional Panorama e hoje é orgulho para todos. 





O governo Kaka está construindo uma creche modelo - Pró Infância - do PAC 1 no local conhecido como Buracão entre o bairro da Lavra e da  Figueira. Essa creche vai atender 400 crianças. O investimento é de 1,3 milhão reais. A previsão para o término da obra e a inauguração é outubro. O Cambuquirense não se lembra mais quando foi construída a última escola na cidade. A Creche representa uma nova era, além de uma marca do governo Kaka na educação.




Melhoramos a merenda em todas as Escolas Municipais, a comida está ainda mais saborosa e diversificada. Hoje, os estudantes da rede municipal têm acesso à carne de boi, frango, ovos, proteína texturizada de soja, além de fontes diversas de carboidrato, como macarrão, arroz, feijão, pão, além de verduras, frutas frescas, polpas para suco e laticínios. Grande parte dos vegetais é comprada diretamente do produtor rural da região, o que diminuem intermediários e faz com que os alimentos cheguem mais frescos às mesas escolares e aquece a economia da cidade. Também é oferecido aos nossos alunos iogurte, requeijão e flocos de milho açucarados, mais conhecidos no mercado pelo nome comercial “Sucrilhos”. Os primeiros resultados foram positivos e as crianças aprovaram os novos ingredientes. Todas as crianças comem muito bem. Elas gostam da merenda e quase não há desperdício. Além disso, uma alimentação com qualidade traz benefícios também para o aprendizado dos alunos. 

E quanto aos nossos professores, Cambuquira paga o piso nacional para o magistério desde junho, com muito esforço, algo que foi promessa de várias administrações anteriores.

Para o Governo Kaka é preciso levar em conta que não teremos um ensino de qualidade sem uma mudança de pensamento político. Ter a Educação como prioridade, como propagam todos os candidatos, significa ampliar o investimento de forma contínua e em longo prazo. Afinal, manter uma boa escola em funcionamento durante 12 meses custa quase o mesmo que erguer outra do zero - com a "desvantagem" de que não há uma nova obra para inaugurar. Investir em Educação custa caro e o retorno é demorado. Mas é, sim, um grande negócio. Estamos no caminho certo.

Um comentário:

  1. Olá kaka e Juninho, parabéns pela campanha...
    Kaka, nos seus 4 anos de adm não houve apoio as bandas e aos músicos da cidade, não houve eventos voltado a todos os estilos, não houve um projeto...
    Você tem algum, alguma ideia, pretende criar algo que possa minimizar as dificuldades dos músicos de Cambuquira? Se sim, quando pretende colocar em prática?
    Obrigado...

    ResponderExcluir