sábado, 25 de agosto de 2012

Água tratada e na medida certa



            Estamos na época de estiagem. Até final de outubro, pedimos a todos que poupem água.
            Este não é um problema exclusivo de Cambuquira. Ocorre em todo o país. Além dos irreparáveis velhos canos de ferro fundido, a falta das chuvas é a principal causa desta situação que chegou ao extremo recentemente, quando a cidade ficou sem água.
            É preciso entender que quando um cano velho fura ou estoura, não há meios de reparação e nem peça substituta. Quando necessário fazemos os remendos imediatos até a troca por novos.
            O prefeito Kaká conseguiu - depois de mais de dois anos de negociação, articulação política e reuniões em Brasília - aprovar um Projeto junto à FUNASA – Fundação Nacional de Saúde (Órgão Federal vinculado ao Ministério da Saúde que trabalha em parceria com o Ministério das Cidades) e liberar uma verba de 3 milhões e 350 mil reais para as obras.  As obras começaram em 12 de dezembro de 2011 e serão concluídas em dezembro deste ano.
            A implantação do SAAE – Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto, já está em fase final: 70% das obras estão concluídas e o dinheiro para a conclusão final já esta garantido.
            A obra pode ser vista da estação de tratamento (ao lado da Cemig), onde os materiais estão sendo recebidos e distribuídos por mais de 30 homens que trabalham incansavelmente, debaixo de chuva ou sol, para tornar possível este sonho antigo.
            As novas e enormes caixas d’água já estão sendo montadas no local: são 15 reservatórios com a capacidade de armazenar 30 mil litros cada um. A casa de
Química (onde a água será tratada) também já esta pronta, faltando apenas à finalização por fora. Parte dos canos, que faz a travessia de toda cidade e da BR 267 - que liga Caxambu a Campanha - está sendo finalizada agora.
            Além disso, a adutora que faz a travessia do rio Marimbeiro está com 80% da obra concluída. No total são 7.500 metros.
            No alto do São Bento, próximo à fazenda Santa Genoveva, a barragem e a casa de bombas (complexo que vai trazer a água para a cidade), estão com as obras adiantadas.
            Os novos encanamentos nas ruas serão feitos a partir de janeiro do ano que vem. Até lá, vamos finalizar a casa das máquinas, barragem, casa de bombas, tratamento, e troca de toda a tubulação ao redor da cidade.
            Segundo o engenheiro da FUNASA, em outubro devemos começar a bombear a água da barragem para o centro de tratamento. Vale lembrar também que a “rede de distribuição”, é que vai fazer a quantidade de água aumentar nas torneiras da cidade. Estamos também concluindo a tubulação da nova adutora - que traz a água do rio para a cidade - para depois fazermos a troca dos canos das ruas.
            Mensalmente a prefeitura presta contas à FUNASA e tudo está de acordo com o cronograma. Isso tudo pode ser visto por qualquer cidadão e comprova o nosso compromisso com Cambuquira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário